quarta-feira, 2 de julho de 2008

Dignidade Humana e Respeito pelos Direitos Humanos

Prova Escrita de Português – Grupo III
Enunciado:
“A propósito do P.e António Vieira, de cujo nascimento (1608) se comemoram os quatrocentos anos, escreveu Guilherme d’Oliveira Martins no Jornal de Letras, Artes e Ideias (13-26/Fevereiro/2008): «Foi um visionário, um diplomata, um pregador da Capela Real, um conselheiro avisado, um humanista, um lutador pelo respeito da dignidade humana, à frente do seu tempo, e um artífice, como houve poucos, da palavra dita e escrita».
Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, apresente uma reflexão sobre a temática da dignidade humana e do respeito pelos direitos humanos no nosso tempo.
Para fundamentas o seu ponto de vista, recorra, no mínimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.”

Resposta:
O respeito pelos direitos humanos é algo essencial para uma vivência saudável em comunidade, é algo que é necessário a todos.
Nos dias que correm a dignidade humana é “coisa de privilegiados”, de senhores de elite social. E, como não podia deixar de ser, estas são os que menos respeitam os direitos humanos.
Como todos sabem (apesar de o negarem) o trabalho infantil não é coisa do passado, é algo que continua presente na vida de muitas crianças que nascem em países menos desenvolvidos. São crianças criadas em famílias com grandes carências económicas, sendo por isso obrigadas a ir trabalhar, para dar uma pequena ajuda. Pequena ajuda, que de pequena só tem a quantia que recebem, pois os trabalhos realizados por estes meninos e meninas são, por vezes, muito mais pesados dos que um adulto de uma sociedade desenvolvida realiza. Com certeza, que será muito mais pesado do que o dos grandes senhores, aqueles grandes que apenas o são em coisas supérfluas, pois no que toca ao coração, são pequenos, microscópicos.
Não querendo dizes que sou melhor que alguém só porque as minhas posses económicas não são astronómicas. Até porque toda a gente que habita os países desenvolvidos tem um pouco, não de culpa, mas de inconsciência,
Todos sabemos que, em muitos países, a fome é ainda um problema, apesar da alimentação ser algo essencial para um bom funcionamento do metabolismo. Todos nós sabemos que a fome existe, mas insistimos em comprar comida em demasia e em deitar toneladas dela no lixo. Se parte desses alimentos fosse enviada para países carenciados, talvez se resolvesse parte de um problema que mata imensas pessoas.
Apenas temos que parar para reflectir sobre este tipo de problemas e tentar melhorar o nosso comportamento para o bem da Humanidade.
294 palavras


Sim, sim. Isto foi feito, no exame, já com o objectivo de ser postado.

5 comentários:

biazinha disse...

o texto que tem como resposta ao exame não foi feito por eles, pois não? ^^

Joana Bessa disse...

O texto foi escrito por mim, obviamente --'

Anónimo disse...

Por que nao:)

Anónimo disse...

bom comeco

Anónimo disse...

good work